(CNN) – Baixo a promessa de uma educação integral que garante por uma boa saúde e nutrição, a uma escola pública de Nova York decidiu servir somente comida vegetariana aos cinco dias da semana.
A escola primária Active Learning, no distrito de Queens, fundada há cinco anos e conta com quase 400 alunos, desde o jardim de infância até o terceiro ano.
“Cremos que a saúde e a nutrição formam parte da educação de uma criança”, disse o diretor da instituição, Bob Groff.
A ideia de oferecer menus mais saudáveis começou há três anos quando Groff observou que a maioria das crianças levava comida vegetariana de suas casas. A escola então decidiu limitar as carnes há dois dias por semana. Também provou alguns menus em pequenos grupos de alunos, coletando informações e modificando as opções de acordo com os dados coletados.
É possível que os alunos de Active Learning estejam mais acostumados a dietas vegetarianas que em outras escolas: 85% dos alunos estudantes são asiáticos e 10% são hispânicos, disse Margie Feinberg, porta-voz do Departamento de Saúde de Nova York.
“O arroz era algo básico na maioria de seus lugares”, indicou Groff sobre os estudantes.
A escola trabalhou com as autoridades da cidade para garantir que os menus atendessem aos padrões de alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Finalmente, Active Learning alcançou o objetivo de ser totalmente vegetariana em janeiro passado.
“Trabalhamos com tofu durante meses”, disse Groff. O oferecem com molho de churrasco ou com macarrão para “mudar a forma como as crianças o percebem”.
Outras opções incluem o grão torrado, chili vegetariano e arroz integral, disse o Departamento de Educação disse em um comunicado.
Os estudantes parecem estar satisfeitos com suas comidas saudáveis.
Quando você está saudável, você faz melhor os testes e evita doenças”, disse o estudante Nick Lin a NY1, afiliada de CNN.
Groff, disse que os pais aplaudem a medida, lembrando que as crianças podem querer trazer comida que queiram de suas casas.
Mas “o menu vegetariano se encaixa com a nossa missão e estamos animados que todos os alunos, desde o jardim até a terceira série, compreendam a importância de uma dieta nutritiva e saudável”, disse o diretor em um comunicado.
 
                